Navegação Asssine nosso feed | Contato | Pérolanet |




Por meio dos Sabe Tudo, a Prefeitura de Sorocaba quer levar a inclusão digital também aos portadores de deficiência visual (parcial ou total). A experiência já está sendo feita na unidade recém-instalada na EM “Quinzinho de Barros”, na Vila Hortência, mas, dependendo dos resultados, deverá chegar às demais unidades.

Neste Sabe Tudo, um dos 20 computadores à disposição dos estudantes e da comunidade é dotado de um sistema de hardwares composto por teclado em braile, com caixa de som e fone de ouvido. As letras, números e símbolos do teclado estão em alto relevo e o sistema avisa o que o usuário está fazendo, auxiliando os deficientes no uso do computador ou durante a navegação.

O funcionário público Daniel Veiga, que tem apenas 7% da visão, é usuário desse sistema há mais de quatro anos e reconhece a importância da informática e da internet na vida dos deficientes. “Aprendi por intermédio de um curso do Senai e isso me ajuda muito. Navego normalmente na internet, faço pesquisas, envio mensagens. Hoje estou integrado ao mundo virtual”, disse.

O conhecimento de informática e internet é uma ferramenta a mais para inserir o deficiente no mercado de trabalho. Veiga destaca que muitas empresas abrem espaço, "mas saber informática é um requisito que ajuda bastante".

Além das 20 unidades do Sabe Tudo de Sorocaba já implantadas, a Prefeitura informou que está construindo outras nove, nos seguintes escolas: “Dulce Esmeralda Basile Ferreira”, “Altamir Gonçalves”, “Ida Yolanda de Barros”, “Brigadeiro Tobias”, “Enéas Proença de Arruda”, “Humberto de Campos”, “Antônio Miguel Pereira Júnior”, “Marco Antônio Mencacci”, e “Antônio Cordeiro”.



Fonte: Diário de Sorocaba

1 Comment:

  1. Eduardo Amaral said...
    Olá ST Vl Hortênsia,

    Uma informação desta é realmente um estimulo para nós colaboradores do Pérola. É realmente gratificante fazer parte do quadro de colaboradores desta ONG.

    Muitas outras instituições preocupam-se com a inclusão digital dos deficientes visuais, porem nada fazem para auxiliá-los.

    O Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral, disponibiliza também um PC personalizado para este fim, porem somente é utilizado por alunos portadores de necessidades especiais.

    Uma outra entidade, que conheci nos tempos do ensino técnico, foi a Asac (Associação Sorocaba de Atividades para Deficientes Visuais), que possivelmente conte com uma estrutura de computadores personalizados para estes usuários. Inclusive minha turma foi quem montou a rede dela.

    Com certeza a Asac agradeceria a ajuda de Instrutores treinados para ministratem aulas em sua Sede. É uma coisa para se pensar com muito carinho, pois nossas atividades devem ser extensivas.

    Enfim, fico muito contente sabendo que o Perola esta novamente inovando. E aproveitando o assunto; Na Unidade Sabe Tudo Jatobá, logo será instalado os Bebedouros adaptados para deficientes. Isso é realmente legal.

    Um abraço pessoal, parabéns pelo Blog de vcs. Esta dez!

Post a Comment